Pesquisar este blog

sábado, 7 de março de 2009

**Dia Internacional da Mulher**

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do
século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o
incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em
1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de
1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

PARABÉNS A TODAS !!!!!!!!

Bjinhos

12 comentários:

Srta Pooh e Chef Mota disse...

Palminhasssssssss
Feliz dia amoreeeeeeee
Lindo diaaaaaaa

bjinhos te doruuuuuuuuuuu

Néa Souza disse...

olá querida, sei que estou atrasada com a troquinha primavera, mas farei o possível para entregá-la ainda este mês para minha parceira a Gabizinha, ando uito atarefada com os trabalhos da faculdade. bjnhos

DAIANE- MEUS TRICOS disse...

ola amiga tdo bem?
recebi hj a troquinha...
adorei tudo!!!
brigadinha

bjusss

Cantinho do Ponto Cruz de Ana C. Trevisol disse...

Oi, venha participar da troquinha de cartões pascoa!! Espero por você!! Bjs!!

Sabrith disse...

Oi Fernandinha
Atrasada, mas todos o dias são nossos né?
Já concluímos, eu e minha parceira, a troquinha da primavera, dá uma conferida no post:

http://frufrusdasabrith.blogspot.com/2009/03/troquinha-da-primavera.html

Bjokas

ROSA disse...

oi amiga saudades, seu cantinho está muito fofo...
Preciso falar com vc.

Ane

Cláudia Jacob disse...

Oi, Amiga! Estou aguardando o seu contato para enviarmos a troquinha primavera. Tenha um ótimo final de semana, bjs.

Adriana disse...

Olá amiga estou atrazada com a troquinha primavera, peço que me mande o nome do blog da minha parceira pois não consigo acessar ela é a ARTES DA LÚ,BJS

Adriana disse...

Eu de novo, estou tentando acessar www.artesdalu.blogspot.com mas diz que foi removido? Era ela minha parceira?

Ana Carolina disse...

Oi Fernanda tudo bem?
Antes de mais nada queria pedir desculpas pela demora em postar sua prendinha. Isso pq mudamos de escritorio e foi uma loucura. Mas ela foi para vc na semana passada. Espero que vc goste. E se puder me avise a hora que chegar tá?
Um beijo
Carol

MiudaXtranha disse...

Queria apelar a todas as meninas que participem no desafio solidário que está no clube das troquitas http://troquitas.blogspot.com/

é importante o vosso apoio

MiudaXtranha disse...

Ola, queria te convidar a participar no Clube das Troquitas

http://troquitas.blogspot.com

Bjnhs